Serviços

INSTRUMENTAÇÃO GEOTÉCNICA

A instrumentação geotécnica é um processo de coleta, registro e processamento sistemático de dados, fazendo uso de instrumentos de medida instalados no maciço em que se deseja monitorar, sendo largamente utilizada em barragens, encostas e taludes de maior complexidade e grau de risco geotécnico.

A Meksol possui vasta experiência e capacitação na instalação dos principais instrumentos utilizados no mercado, como piezômetros, indicadores de nível d’água, inclinômetros e placas de recalque (superficial ou profundo).

PIEZÔMETROS

O Piezômetro de tubo aberto – tipo Casagrande consiste em um bulbo, instalado no local e profundidade em que se pretende monitorar a carga de pressão, e um tubo que o liga até a superfície, onde será realizada a leitura. O bulbo é instalado em um furo de sondagem a percussão ou rotativa e cercado com areia, formando uma camada drenante. Acima do trecho drenante é executado um selo impermeável em torno do tubo com bentonita e o trecho restante do furo é preenchido com solo natural. O topo do piezômetro é protegido com tubo galvanizado com tampa metálica e base de concreto.

Após instalação do piezômetro, o tubo de acesso é limpo com circulação de água e realiza-se ensaio para verificação do funcionamento. O ensaio consiste em preencher o instrumento com água até a boca, observando a descida do nível de água no interior do tubo. As leituras do nível de água são registradas e os dados plotados em gráfico para melhor visualização do teste de funcionamento.

INDICADORES DE NÍVEL D’ÁGUAL – INA

O medidor de nível d'água consiste em um tubo plástico perfurado em toda sua extensão, que tem a parte inferior tamponada. O instrumento é instalado em um furo de sondagem e a parte perfurada é protegida com manta geotêxtil e cercada por areia, formando uma camada drenante. Na superfície do terreno é feita uma caixa de proteção para resguardar o equipamento e identificá-lo. A posição da água no interior do tubo é medida com um sensor elétrico, sonoro (pio) ou equipamentos que empregam ondas eletromagnéticas.

O processo de verificação de seu funcionamento dos INA’s é semelhante ao descrito anteriormente para os piezômetros e os resultados são apresentados da mesma maneira.

INCLINÔMETROS

O inclinômetro é um instrumento que mede com alta precisão o deslocamento horizontal de um maciço de solo ou rocha, através da inclinação ocorrida num período. É constituído por um tubo de PVC soldável de 75mm, instalado em um furo de sondagem rotativa com diâmetro compatível, preenchido lateralmente com argamassa, com base fixada em material resistente (solo residual ou rocha) e topo superficial protegido de forma semelhante aos piezômetros e INA’s. Esse tipo de instrumento é frequentemente utilizado para monitorar taludes e encostas urbanas com alto risco geotécnico.

PLACAS DE RECALQUE

As placas de recalque são instrumentos designados para determinação de deslocamentos verticais dos maciços de terra e enrocamento, além de estruturas de concreto. O instrumento é constituído por placa de aço, com uma haste prolongadora soldada e uma semiesfera em seu topo para encaixe do instrumento de medição. As placas podem ter dimensões variadas de acordo com a necessidade de cada empreendimento e são uma solução comum para monitoramento de recalques de aterros sobre solo mole, além de barragens diversas.